O app da Justiça Eleitoral serve para ajudar o eleitor com serviços e informações fundamentais no dia do voto. O prazo é até as 23h59 deste sábado (5).
Todo o brasileiro que pretenda usar o e-Título no domingo (6) precisam atualizar o aplicativo. E o prazo é até as 23h59 deste sábado (5).
Giselle Maria Benedito é professora, eleitora de Belford Roxo, Baixada Fluminense. Mesma cidade onde vive outra eleitora, Gisele também. Além de um “l” a mais no nome, a Giselle tem algo que a outra Gisele não tem: o e-Título.
“O aplicativo do e-Título que dá a possibilidade de ter o título na palma da mão”.
O aplicativo da Justiça Eleitoral serve para ajudar o eleitor com serviços e informações fundamentais no dia do voto. Mudou ou esqueceu qual a seção eleitoral? O aplicativo mostra o número, a localização e o caminho para chegar ao ponto de votação.
“Ele vai baixar o aplicativo oficial nas lojas virtuais, vai inserir os dados do título de eleitor dele para fazer a conferência e, a partir disso, ele vai ter a versão digital do título dele”, explica Eline Iris, diretora-geral do TRE/RJ.
Eleitores com biometria cadastrada que baixarem ou atualizarem o aplicativo vão ver no título digital a foto 3x4. Nesse caso, é possível votar usando apenas o e-Título. No caso dos títulos sem foto, é preciso apresentar documento de identidade.
Também dá para checar pelo app a situação do cadastro eleitoral e até emitir comprovantes ou guias de pagamento de multa, para regularizar pendências. Outro serviço importante: quem estiver longe do domicílio eleitoral e não conseguir votar, pode justificar no mesmo dia ou mesmo depois pelo e-Título.
Se você usou o aplicativo na eleição passada, não esqueça que o prazo para atualizar a ferramenta para a eleição de agora termina no sábado (5). Agora, a Gisele sabe o que a xará dela já sabia. Outra coisa que as duas têm em comum? Confiança no poder do voto.
“Eu estou escolhendo o candidato que vai me representar na cidade onde eu moro”, diz a auxiliar de cozinha Gisele Domingues Mendes.
“Foi uma luta muito grande para a gente alcançar esse direito de votar, para mim é muito importante”, afirma a professora Giselle Maria Benedito.
Comments