A celebração foi marcada por um clima de alegria e emoção, com cães, gatos e até outros animais sendo abençoados.
Neste sexta-feira (3), celebra-se o dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e do meio ambiente, e paróquias de Teresina realizaram bênçãos especiais para os animais de estimação. Desde o início da manhã, tutores e seus bichinhos se reuniram para participar de momentos de oração e receber as bênçãos. Na Igreja de Santa Clara, no bairro Real Copagre, Zona Norte da capital, os bichinhos receberam as bênçãos do Padre Francisco Aquino.
O padre Aquino destacou o simbolismo do momento, lembrando o papel de São Francisco como defensor dos animais e da ecologia. “Os animais também são uma bênção de Deus, e hoje celebramos essa criação que tanto nos faz bem”, comentou o sacerdote.
A celebração foi marcada por um clima de alegria e emoção, com cães, gatos e até outros animais recebendo a proteção divina, conforme a crença de seus tutores.
Segundo a Igreja Católica, São Francisco nasceu em Assis, na Itália, em 1182. Tinha muito dinheiro e vivia com muita ostentação. Na juventude, foi à guerra e acabou sendo feito prisioneiro. Após ser liberto, ficou doente e depois de sua cura começou a visitar e servir aos doente.
Acreditando que lhe pedia que reparasse o templo físico, vendeu os vestidos da loja do pai, levou o dinheiro ao sacerdote do templo e pediu para viver ali. A família, ao ver que Francisco não queria retornar para casa, exigiu o dinheiro. Ele então devolveu até a roupa que levava no corpo.
Tal radicalidade de vida foi atraindo algumas pessoas que queriam ser seus discípulos. O santo fez da pobreza o fundamento de sua ordem e o amor à pobreza se manifestava na maneira de se vestir, nos utensílios que usavam e nos atos.
É atribuído a ele ter começado a tradição do “presépio” que se mantém até hoje.
Comments