A Xiaomi oficializou a chegada do seu novo celular com hardware intermediário ao Brasil, na noite desta quarta-feira (2). O Xiaomi 14T desembarca no mercado nacional como o mais avançado da marca presente no país.
O smartphone tem como principais destaques a presença de funções de Inteligência Artificial e lentes Leica de última geração. Ele havia sido apresentado a nível internacional no final de setembro e já estava homologado pela Anatel.
Este aparelho vem equipado com a plataforma Dimensity 8300 Ultra, criada pela MediaTek com foco em recursos de IA. Ela vem acompanhada de 12 GB de memória RAM e até 512 GB de armazenamento interno. Fora a bateria de 5.000 mAh, com carregamento rápido HyperCharge de 67W.
Entre as principais funcionalidades de Inteligência Artificial no software, dentro da interface HyperOS, está a presença do aplicativo Google Gemini, que fornece conversação natural, ajuda para escrever, planejar, entre outras tarefas.
Já o AI Interpreter fornece tradução em tempo real, focada em melhorar a comunicação durante reuniões com pessoas de outros países. Por sua vez, o AI Notes e o AI Recorder miram na eficiência de transcrição de um áudio para texto, bem como reconhecimento da pessoa que está falando e criação de resumos.
Ainda existem aplicativos voltados à edição generativa. Entre eles, estão o AI Image Editing, que amplia as fotos; o AI Eraser Pro, para remover objetos das imagens; o AI Filme, com criação de vídeos curtos; e o AI Portrait, o qual gera avatares customizados.
O conjunto fotográfico do Xiaomi 14T contém assinatura da Leica e é composto por três câmeras: uma principal Sony IMX906 de 50 MP, uma ultrawide de 12 MP e uma telefoto de 50 MP. Ainda há a frontal de 32 MP.
As lentes Leica se aliam à plataforma computacional Xiaomi AISP para prometer melhor faixa dinâmica, menos ruídos e cores mais vibrantes. Além disso, existe o suporte ao formato UltraHDR para aprimorar o HDR, bem como o modo Master Portrait, para um modo retrato com mais detalhes e um efeito bokeh com maior naturalidade.
Nos vídeos, o celular entrega suporte ao Cinematic Blur e ao Rack Focus, ambos pensados para ampliar a sensação cinematográfica. Já o modo Filme grava no aspecto 2,39:1. Além disso, o modo Diretor oferece uma interface com controles profissionais. Para completar, está a MasterCinema que filma com HDR no formato Rec. 2020 de 10 bits, em até 4K a 30 fps.
O Xiaomi 14T traz uma tela AMOLED CrystalRed de 6,67 polegadas, com resolução de 2712 x 1220 pixels – o chamado 1,5K – e um brilho de até 4.000 nits. Ela é do tipo 12-bits, para reproduzir mais cores, e tem uma taxa de atualização de 144 Hz, que garante maior fluidez.
Ainda na parte multimídia, o novo celular da fabricante chinesa também contém um sistema de áudio estéreo, com alto-falantes que possuem a certificação Hi-Res Audio Wireless e suporte à tecnologia Dolby Atmos.
O modelo possui um visual metálico, com uma espessura de 1,7 mm. Na parte de trás, há um bloco saltado mais quadrado para abrigar as câmeras e o flash LED, enquanto o logo da marca fica no canto inferior esquerdo.
Este dispositivo tem uma construção de alumínio, enquanto a traseira é coberta por vidro ou material sintético que imita couro, a depender da variante de cor. Ele chega com certificação IP68, que garante resistência contra poeira e líquidos.
Tela OLED de 6,67 polegadas com resolução 1,5K (1220 x 2712 pixels), taxa de atualização de 144 Hz e pico de brilho de 4.000 nits, compatível com Dolby Vision e HDR10+
Plataforma MediaTek Dimensity 8300-Ultra
12 GB de RAM LPDDR5X
256 GB ou 512 GB de armazenamento interno UFS 4.0
Câmera frontal de 32 MP
Três câmeras traseiras:
Lente principal com sensor de 50 MP, OIS
Lente ultrawide com sensor de 12 MP
Lente telefoto com sensor de 50 MP
Conexão 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.4, NFC e USB-C
Certificação IP68
Alto-falantes estéreo com Dolby Atmos
Cores: Titan Gray, Titan Blue, Titan Black e Lemon Green
Dimensões de 160,5 x 75,1 x 7,80 mm (7,95 mm na versão verde)
Peso de 195 g
Bateria de 5.000 mAh com recarga de 67 W (com fio)
Android 14 com HyperOS
O Xiaomi 14T ficará disponível no Brasil em todos os pontos de venda oficiais e na loja online da marca, além dos parceiros de varejo. Ele chegará nas cores Titan Gray e Titan Black, pelo preço sugerido de R$ 5.999,99.
Os compradores do smartphone receberão 6 meses grátis de armazenamento em nuvem do Google One, no plano de 100 GB, além de 3 meses de acesso ao YouTube Premium.
O TudoCelular cobriu in loco o evento de anúncio do Xiaomi 14T no Brasil. Mas e o modelo mais avançado? Em conversa com Luciano Barbosa, da DL Imports, distribuidora oficial da Xiaomi no Brasil, o executivo ressalta que a decisão de não trazer o Xiaomi 14T Pro para o Brasil se deve a um estudo de mercado para avaliar um aparelho específico para a região em termos de precificação.
Quanto aos dispositivos dobráveis, Barbosa ressalta que existe o desejo de trazê-los ao Brasil, mas é mais provável que vejamos a chegada dos dispositivos da linha Fold (tipo livro). O executivo já adianta que não veremos preços muito acessíveis e que isso só deve acontecer a partir de uma futura versão do dispositivo.
Você curtiu a chegada do novo celular da Xiaomi ao mercado brasileiro? Dê a sua opinião para a gente.
O Xiaomi 14T ainda não está disponível nas lojas brasileiras.
Comments